Pages

domingo, 29 de julho de 2012

Usando o filme de uma câmera descartável

Acabei de esbarrar com um ótimo vídeo. Uma ótima solução pra quem mora em cidade com poucas opões de filmes e não compra muito pela internet (ou também quer tentar novos filmes e gambiarras, por que não?). Bem, sem mais delongas já que o vídeo fala muito bem por si só:


Bem legal a dica né? Vou procurar aqui por Maceió uma loja que tenha essas câmeras com ASA 800 dentro, gosto muito de filme 800 mas é realmente complicado de achar.

Vídeo do Juliano Moura, lá de Fortaleza. Se for de lá ou dor arredores conhece o grupo do pessoal lá no facebook.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dentro da LC-W

Sonho de consumo de muitos amantes da fotografia analógica (para os amantes da lomografia mais ainda!), a LC-A é uma câmera praticamente lendária. Ano passado foi lançada sua irmã mais nova, a LC-Wide, com novos recursos e igualmente competente (e igualmente sonho de consumo). Mas esse não é um post sobre as LC's, é só pra mostrar uma imagem fantástica que a lomography divulgou mostrando tudo que forma a LC-W.


Só lembrando, meu aniversário tá chengando hein =D

sábado, 14 de julho de 2012

Transição do analógico para o digital

O papo sobre a transição do analógico para o digital dá muito pano pra manga. Achei um vídeo simplesmente incrível sobre o assunto, feito por uma galera da PUC-RJ para a disciplina de comunicação em audiovisual.

A primeira coisa que me chamou a atenção no vídeo foi a participação de Walter Firmo, adoro as fotos dele e até já rolou post sobre ele aqui. Quando comecei a assistir conheci já de cara César Lima, fotógrafo de jornal que sofreu na pele a transição e conta como foi passar por cima disso. Muito curiosa a visão deles à chegada das primeiras digitais ao mercado.

O vídeo é bem dinâmico e apesar dos 8 minutos e tanto, é bem gostoso de ver.


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bolsa de Negativos

Como quase tudo na fotografia analógica, as coisas estão deixando de serem fabricadas e saindo das lojas. Antigamente, era comum no mercado pastas organizadora de negativos, mas hoje, já não é tão fácil encontrar. Na busca de algo além das pastas de papelão e elástico para armazenar meus negativos, desenhei com a minha tia, que arrasa na costura, uma bolsa para guardar meus filmes revelados.

A ideia original era fazer um tipo de bolsa que fosse dobrando entre cada negativo e ao final ficaria algo compacto como um estojo. Mas essa ideia foi logo descartada porque, com tantos negativos juntos, ao invés de dobras eles acabariam se curvando um sobre o outro. Sendo assim, desenhamos essas bolsas que aparecem nas fotos. O material usado é simples: tecido, botão, linha, forro sintético, uma tela de plástico rígido e botão.

Fiquei tão feliz com o resultado que pedi a minha tia um molde da bolsa para divulgar aqui no blog, mas ela disse que  não precisa, porque é muito simples, qualquer costureiro olha e sabe como é feito. A única dica que ela passou foi colocar uma borda de tecido ao lado direito tela para evitar que desgaste o material.

Não foi pensando no transporte foram feitas as alças, mas sim no armazenamento. Eu penduro essas bolsas em um cabide no meu armário de roupas, mas não sem antes vasculhar cada centímetro da madeira em busca de fungos. É importante deixar os negativos longe de altas temperaturas e umidade. 

Falhas no Sistema


Quando estávamos planejando a bolsa, eu pedi que fosse feito na parte externa um bolso para guardas os CDs com os negativos digitalizados. Ela disse que se fosse apenas um CD era possível, porém mais que isso iria deixar a bolsa pesada e rasga-la. Infelizmente no meu caso eram nove, um para cada negativo, já que digitalizo em 4800 dpi e isso ocupa quase todos os 700 MB de um CD.


Outro ponto negativo é que, apesar de simples, a bolsa é trabalhosa de fazer. As telas transparentes que armazenam cada negativo são duras e dá trabalho para costurar mesmo na máquina, além do mais, são muitas.

Mas...

Se você gostou e vai fazer uma igual, comprando um metro e meio de tecido, um metro de tela, um metro de forro e dois botões magnéticos não vai faltar material.

Outras fotos e outro modelo Aqui!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...