Pages

terça-feira, 20 de março de 2012

Quebre a rotina!


Geralmente a gente dá dicas de experiências fotográficas envolvendo filmes, filtros, câmeras e outros tantos aparatos que envolvem o ato de fotografar. Hoje a experiência é diferente, hoje a experiência é com você.

Para muitos fotografar analogicamente é uma barreira contra a correria do dia-a-dia, o fato de ter que ter paciência na revelação, se você digitaliza seus próprios filmes então, mais paciência ainda. O que me propus aqui foi levar essa quebra na correria ao extremo.

Tinha sido uma semana extremamente estressante, os problemas se acumulando e todas essas coisas que costumam aparecer na vida da gente. Resolvi mandar tudo ao inferno na sexta feira de tarde, peguei minha Smena 8M velha de guerra, um mp4, deixei o celular em casa e desci para orla mais bonita desse mundo (puxando sardinha para minha querida Maceió). Foi uma experiência  inesquecível, andar com os pés na areia, ouvindo Flaming Lips topado nos fones, sem preocupações, sem pensar em nada. Era um fim de tarde agradável, o sol se pondo e dizendo que amanhã (ou semana que vem), a gente resolvia o que estava errado.

Alguns pontos para uma experiência realmente satisfatória: Procure andar sem pressa, sem saber direito para onde está indo. Fuja de pessoas conhecidas, provavelmente eles vão te encher perguntas chatas como “vai pra onde?”, “ta fazendo o que por aqui?” e tantas outras. Tente não falar com ninguém, o ideal é ser invisível, um observador do mundo peculiar que a rotina não te deixa notar (daí entra a câmera e a fotografia). Procure ouvir música, um mp3 player carregado com músicas calmas, talvez daquele artista que você sempre quis conhecer, talvez daquele que você mais gosta, música é terapêutica. Por fim tente não pensar muito.

Talvez você não seja tão vagabundo quanto eu, ou simplesmente não possa quebrar a rotina durante a semana, mas sei lá, procure um sábado de tarde e se permita, tente, experimente!

Só para terminar, um pouco do que ouvi naquela tarde:  
"You realize that life goes fast
It's hard to make the good things last
You realize the sun don'-go down
It's just an illusion caused by the world spinning round"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...