Pages

sábado, 23 de julho de 2011

Câmeras para iniciantes

Essa semana me perguntaram qual câmera eu indicava para quem quer dar os primeiros passos no mundo analógico. Bem, as opções são muitas e vão depender da sua disposição, do seu nível de conhecimento sobre fotografia em geral e claro, do seu gosto.

Então vamos lá, uma pequena lista analógica de câmeras:

1-      Actions Sampler:

   Esta é a família multilentes da lomografia. Cada lente funciona num tempo diferente, capturando assim a ação do momento, ou fazendo fotografias irmãs de paisagens estáticas. Acho que essas câmeras são perfeitas para introduzir qualquer um no mundo lomográfico. Por ser uma câmera que não tem visor – só possui uma ‘mira’ não muito confiável – ela força você a simplesmente apontar e fotografar. No geral são bem baratas (ficam na faixa de 50 a 80 reais), o que também conta positivamente para muito iniciante. Um ponto negativo é o fato de não ter flash embutido e não ter a zapata para encaixa um, tornando a falta de luz uma limitação. 

  2        Fisheye
  As câmeras fisheyes são mais caras (modelos mais simples custam 140 reais, modelos mais completos chegam a 250), mas extremamente atrativas. Seu grande lance é a lente de grande abertura angular, que chega a quase 170 graus. Esse tipo de lente dá às fotos um efeito de barril, deixando as bordas distorcidas. Essa câmera também incentiva uma dos princípios lomográficos, aquele que diz que você deve chegar perto do seu objeto para fotografá-lo, isso porque as fotos da fisheye que são tiradas em close-up exploram melhor as possibilidades da sua lente. A fisheye conta também com um flash embutido, com a opção de múltipla exposição e longa exposição, abrindo um leque imenso de possibilidades. Um ponto negativo é a não escolha do tipo de ISO ou a distancia focal, que limita um tanto as possibilidades com alguns filmes e situações.
  
3-      Câmeras Convencionais

  Sempre existem aquelas câmeras automáticas que nossos pais tinham e hoje esta jogada em algum lugar da casa. Essa câmeras não contam com grandes diferenciais como as duas opções acima, mas é uma forma dar o primeiro passo na vida analógica. E claro, sempre existem técnicas para deixar tudo mais interessante: Filtros para colorir as fotos, dupla exposição old school (uma coisa que depois ensino aqui) e outra dúzia de coisas que é só usar a imaginação e sair clicando.

Conclusão:
Preferi deixar de lado câmeras que exigem muitos ajustes antes do clique, afinal, isso é só o começo da jornada. Veja qual sua preferência, sua disposição quanto a custo, pesquise sobre a câmera e veja fotos que já foram tiradas com ela. Além disso podem tirar dúvidas conosco do vida analógica.

Bem, segue algumas fotos tiradas com essas câmeras:
 Action Samplers: Note como elas captam movimento, ou, quando em cenários mais estáticos elas criam diferentes e surpreendendes ângulos de visão:



 
 
 
Fisheyes: Note o efeito de barril que a lente produz, deixando curvo alguns objetos. A Fisheye ainda permite brincar com duplas exposições e filtros e flashs, jogando cores diferentes nas fotos.

 
 

Convencinais: Essas maquinas são mais automáticas, dai o que faz a diferença é o olho do fotografo, suas noção de como a foto vai ficar. Um diferencial é o tipo de filme ou os filtros que já falei. As três primeiras fotos são da kodak ec-70 e as duas últimas da fuji stylus epic.

 
 
 
 

2 comentários:

  1. Muuuito bacana, esse post!
    Fiquei apaixonada pelas cores das fotos feitas com a fuji stylus epic e queria saber qual filme você utilizou.

    ResponderExcluir
  2. Não sei qual foi o filme. Essas fotos dai peguei da internet e pior que nem lembro mais a fonte =(

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...