Pages

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Bagunça!


Todo mundo que gosta de fotografia analógica um hora se depara com o monstro da bagunça: Meu deus, como vou organizar tanta coisa?!? São câmeras, lentes, filmes, filmes usados, potinhos, caixinhas, álbuns, coisas e mais coisas. Aqui em casa a bagunça só aumentou depois que comprei um scanner e ressuscitei todos os filmes já batidos.


Bem, sobre organização de equipamentos eu recomendo um posto do blog amigo Queimando o Filme (AQUI). Dicas supimpas que valem pra todo mundo. Neste post vou falar sobre como estou organizando meus negativos já usados.

Um tempo atrás joguei a questão no grupo sobre fotografia analógica no Facebook e a maioria do pessoal guardava os filmes no potinho mesmo. Nunca gostei da idéia, lembrava dos conselhos da minha irmã dizendo que com o tempo, a temperatura, o filme acabava grudando e assim estragando todo.

Vamos às alternativas que conheço:

Não é nenhum crime guardar os filmes nos potinhos, desde que eles estejam num saquinho. Para mim isso é meio impossível porque os laboratórios daqui não entregam desta forma.


Quando você manda revelar o filme e o próprio laboratório o corta, geralmente ele volta pra você neste envelope aqui em baixo. O meu problema com isso é deixar que o lab corte o filme, o que talvez prejudicasse a digitalização que faço em casa. Esses envelopes eram muito comuns antigamente, seus pais devem ter quilômetros de filmes neles em alguma gaveta por ai. 


Uma solução que minha irmã usa é o Printfile. Uma folha organizadora, tipo fichário para negativos, existente tanto para 35mm e quanto para 120mm. O grande problema é que não achei na minha cidade e nem na internet (na real, só em sites gringos, e era salgado demais).
Logo pensei, gambiarra!

A arte começa no laboratório, pegando aqueles álbuns que eles dão quando a gente revela as fotos. Cada folha dele cabe quatro fotogramas, ideal para minha situação, é exatamente o tamanho do corte para o scanner. Para melhorar a visualização dos filmes, coloque uma folha de papel, e para evitar que os negativos vão um para cima do outro, grampeie o meio da folha. Nas 20 folhas desse álbum, foram 8 Filmes. E ainda dá pra enfeitar a capa, se você tiver um jeito para trabalhos manuais fica melhor que o meu ai =D


E vocês? Como cuidam dos negativos??


5 comentários:

  1. Definitivamente, a melhor gambi que eu já vi.
    É tipo um DIY de printfile... Mas me deu uma outra idéia... e se você pegar aquelas pastas classificadoras (antigamente eu chamava de pasta de papel de carta!!) que vendem em qualquer papelaria e fazer isso também deve dar certo. E ainda fica maior, cabe mais coisa e ocupa um espaço só... testa aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema no meu caso é que as tiras nessas pastas classificadoras iriam ficar maiores do que cabem no meu scanner, mas para quem tem scanners mais versáteis taí a dica. Gambiarras estão ai para serem adaptadas né?

      té!

      Excluir
  2. Encontrei a venda os prinfiles nesse endereço:
    http://www.capovilladigital.com.br/ecommerce/categories.php?category=%C3%81lbuns/Print-%252d-File

    ResponderExcluir
  3. Poxa, bacana...

    Aqui em São Carlos, no laboratório que levo para revelar meus filmes peço para não cortar ele, as vezes eles escamam, mas não cortam, daí coloco no saquinho e guardo no potinho...

    ResponderExcluir
  4. Bem bacana a idéia. Pesquisando, encontrei printfile no link que segue:
    http://orangephoto.com.br/folha-de-protec-o-print-file-357b-para-negativos-35mm-pack-com-25-folhas.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...