Pages

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Caffenol!


Um tempo atrás uma amiga me mostrou um vídeo sobre um cara ensinando a revelar filmes com café e vitamina C. Bizarro, mas extremamente legal! Descobri que esta técnica é chamada de Caffenol, e tem muita gente que já faz isso. Pesquisei e pesquisei mais um pouco, acabei louco para fazer. Na real, só queria postar algo aqui quando pudesse fazer um tutorial bem explicadinho sobre o processo. Ainda não tive a oportunidade de testar o caffenol, o difícil acesso a alguns materiais que só encontrei via internet dificultou tudo.

Pois bem, na falta de um tutorial próprio do blog, resolvi traduzir o vídeo tutorial do site Make (um site cheio de tutoriais e projetos DIY – ou ‘Faça você mesmo’ em português). O vídeo é ótimo, bem explicado, bem filmado, detalhado. Segue ele: 

Como fazer: Caffenol!


O único defeito é a unidade de medida que eles usam para a quantidade de água: a Onça (sim, existe um unidade de medida com este nome). Consultei o mestre Google e ele me falou que 1 onça =  29.5mL. Logo:

Quando ele faz o revelador (na hora de misturar o café e a vitamina C) ele usa 6 onças – no caso, 170mL.
Na hora do revelador, ele usa 9 onças, isso daria 265mL.
Agora um detalhe: a quantidade de água que ele usa não me parece ser 170mL nem 265mL, parece muito mais. Se alguém souber fazer essa transformação direitinho me avisa que atualizo o post com os créditos.

Voltando ao caffenol, achei muitos sites e muitas receitas. Os que mais interessantes são o Blog Caffenol com muitos exemplos e dicas; e o site caffenol.org, mais completo, com muitas receitas, todas bem detalhadas e com exemplos (ah, tudo em inglês). Continue lendo o post  veja uma galeria com mais caffenol!

(post cobrado pelo @herrfabio, que em breve vai contribuir aqui com o blog)











Diferentes resultados, mil e uma experiências possíveis. Muitas receitas pela internet a fora. Se você já fez este processo, conta como foi ai nos comentários. Estamos nos organizando para fazer e postar aqui nossa experiência com Caffenol, mas espero que por hora este vídeo (apesar das onças) seja bem esclarecedor e incentivador também!

Até!

3 comentários:

  1. Ah, que legal! O jeito é tomar coragem e fotografar um pouquinho pra não gastar o filme... O que me dói é o custo do fixador e a greve dos Correios x_x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei tiossulfato de sódio paguei 21 reais e vou fazer meu fixador com 125 gramas em 700 ml de água

      Excluir
  2. Muito interessante...
    Vou procurar fazer isso, depois conto como foi a experiência.
    Gracias!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...