Pages

domingo, 11 de setembro de 2011

Swap Film – parte 1

Este post um tutorial/experimento.  Tutorial porque vamos mostrar o passo-a-passo da coisa toda; experimento porque nunca fizemos antes. Primeiramente o que vem a ser Swap Film? Numa tradução quase literal Swap film significa troca de filme, mas no caso desse experimento, não um por outro. É mais ou menos o que a Goretti Feitosa fez e explicamos no post “Um filme, duas câmeras”. A diferença é que trocaremos além da câmera, o fotógrafo. 

Nosso experimento esta sendo feito com uma Fisheye nº2, uma Supersampler, e um filme Color Negative 100. Vamos para o passo-a-passo:

1- Antes de tudo (e isso é MUITO importante) lembre de quando carregar o filme na primeira câmera marcar qual furo você usou para prender o filme. Use um marca texto, um hidrocor, ou neste caso, uma caneta daquelas que escreve em CD. Isso assegura que as fotos serão sobrepostas exatamente uma em cima da outra (bem, pelo menos em teoria).

Detalhe da marcação
Marque o local onde você vai prender o filme
2- Bem, a segunda parte é fácil, fotografe. A única dica que eu acho que realmente deve ser levada em consideração é não abusar da luz. Já estamos usando um filme 100 por não ser tão sensível a luz, afinal, o filme já será duplamente exposto. Tirei fotos de paisagens, algumas na praia, na universidade daqui, enfim, Just shoot.

3- Bem, depois de fotografar o filme inteiro, chegou uma parte bem delicada. Você tem que rebobinar, mas não tudo, tem que deixar aquela pontinha para fora. O que fiz foi rebobinar no total escuro. Ache um quarto, de preferência sem janelas, avise ao pessoal de casa para não ligar luzes perto do quarto, cubra a parte de baixo da porta e vá rebobinando devagar. Eu abri a Fisheye e rebobinei normal, com um dedo sentido a parte que entrava de volta ao filme. Caso você tenha deixado a ponta entrar no filme, vá à um laboratório e peça para eles puxarem a pontinha do filme. Já fiz isso, é chato mas é o jeito.

4- Passe o filme para o segundo fotógrafo. Lembre de quando for carregar o filme na segunda câmera tentar prender o filme naquela mesma marcação já feita. (fizemos, vamos ver se a teoria do filme sobreposto no mesmo frame funciona). De resto é fotografar como se não houvesse amanhã, rebobinar normalmente, revelar e torcer pra sair tudo direitinho.
SuperSampler carregada e pronta para a segunda parte do experimento. Note que carregamos ela exatamente na marcação que fizemos na primeira rodada com a Fisheye.

Neste experimento a fotógrafa 2 foi a Mayra Costa, aqui do blog mesmo. Enviamos (aham) ela para Portugal para a segunda parte do experimento. Acredito que a brincadeira fica mais interessante quando além da câmera e do fotógrafo, muda a cidade, talvez estado, quiça o país! Daí que se você gostou da resenha e quer tentar, envie o filme pra algum amigo - ou desconhecido mesmo, de outro lugar (envia o blog da gente também pra ele =D).

Agora é esperar pela segunda parte do post, com mais detalhes da segunda rodada do filme e o resultado da brincadeira.

2 comentários:

  1. Muito divertido essa ideia.
    Querendo dar um ajuda no passo numero 3, tem algo que eu faço, acredito ser mais simples.
    Eu rebobino todo filme normalmente.
    Eu uso um pedacinho de filme para puxar depois a ponta novamente.
    É só molhar um pouquinho com a própria saliva (rs) ou tenta c/agua.
    Coloque dentro do filme uma pequena parte.
    Espero 1 minuto ou nem isso.
    Comece a puxar devagar e a magica, rs.
    Espero que ajude, acho que acaba sendo mais seguro e mais rápido.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Vai dar tão certo q tu vai fazer um comigo. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...