Pages

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Os primórdios da fotografia

Se a gente pensar direitinho, se a gente olhar bem de perto, se a gente for muito objetivo, podemos ver que as maquinas fotográficas não mudaram muito em sua essência. Mas você conhece o percurso até chegar onde estamos hoje?

No início do século 19 quando a fotografia ainda era muito complicada, ainda era mais teoria do que prática, os primeiros fabricantes (se bem que essa palavra nem é tão adequada) ralavam muito atrás da forma mais perfeita e pratica de registrar o mundo. Os primeiros modelos, antepassados dos modernos aparelhos, eram grandes e pesadas caixas de madeira polida com aplicações em metal. Representavam a essência da técnica fotográfica: uma abertura com uma lente que dirigia a luz para o fundo da câmara escura onde se encontrava uma chapa de vidro com a emulsão. Veja alguns modelos:

Câmera de grande formato - 1840

Câmera Voigtländer para daguerreótipos - 1841

Câmera Bourguin - 1845
Claro que essas maquinas não eram nada prática, tanto o peso de tanta madeira e metal juntos quanto a chapa onde ficava a fotografia eram complicados de manejar. Aos poucos vieram câmeras mais compactas, com outras suportes de captação de imagens, como discos e filmes em rolo.

No final do século 19 houve um aprimoramento na sensibilidade das emulsões, o filme chegou como a melhor alternativa para captação da imagem. Isso resultou em maquinas mais engenhosas, o sonho era maquinas cada vez menores, surgiram algumas no formato de relógios de bolso, pequenos discos e outros que me fazem perguntar como diabos aquilo funcionava.

Câmera microfotográfica Dagron - 1860

Câmera-revólver de Thompson - 1862

Câmera relógio Lancaster - 1886

Câmera de bolso Stirn - 1886

Camera-espingarda Eastman - 1915
Venho então um homem que iria mudar a história da fotografia: George Eastman. Com a idéia de tornar a fotografia acessível a todos, para tanto, criou uma câmera que usava filme em papel com gelatina de brometo de prata. Foi comercializada a partir de 1888 com o nome de Kodak one – câmera que introduziu Ansel Adams na fotografia.

Câmera Kodak One - 1888
Eastman ainda inventou o formato de filme 35mm para fotografia. No início não houve muita aceitação, tanto que o formato se tornou de uso quase exclusivo do cinema à época. Posteriormente o formato 35mm se popularizou e os aparelhos com isso ficaram mais compactos e mais próximos do que temos hoje. Houve a troca da madeira por metais – mais leves e menos suscetíveis a mudanças com a temperatura.

Uma última inovação digna de registo nesta época, isso já por volta de 1907, foi o sistema de visualização reflex, que significa que a imagem que é mostrada ao fotógrafo no visor é captada através das lentes graças a um jogo de espelhos.

Camera Quta Modelo B - 1906

kodak screen focus de 1904

Câmera RB Cycle Graphic (4 x 5) - 1900

Esse post é um resumo de um ótimo artigo de Rita Novaes. O artigo completo (em suas três partes, com muitos outros exemplos de câmeras e muito mais informações) você confere aqui: parte 1, parte 2 e parte 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...