Pages

sábado, 1 de outubro de 2011

Você viu o Bob por ai?


Bob anda por ai, e nessa brincadeira já deve ter andando o planeta inteiro. Ok, deixa eu explicar melhor: “Have you seen Bob” (“Você já viu Bob?” Em português) é um projeto criado por Richard Legg e Jacob Woods-Maher. Bob era o personagem de um livro deles, a ideia de fotografa-lo era um projeto paralelo que acabou virando o principal e mais, um projeto fotográfico global.

Funciona basicamente assim: Bob é um modelo de papelão de 20 cm. Você manda um e-mail pra eles, eles te manda um Bob pelo correio. Você fotografa ele na sua rua, no seu bairro, nos pontos turísticos da sua cidade, leva ele pra um passeio fotográfico e depois manda as fotos para os caras. Só isso. O grupo oficial do Bob no Facebook tem 1420 participantes. Eu mesmo depois que vi algumas fotos e soube o que era o projeto me empolguei e mandei um mail pros caras e já peguei meu Bob (ui). Eles são atenciosos e rápidos no envio (Sem custos, afinal, são 20cm de papelão).


Nesse esquema quase 600 Bobs já foram para 45 países diferentes, e esse ano rolou até uma exposição com as melhores fotos dessa incrível viagem.

Em entrevista à lomography, eles comentaram sobre a proximidade entre o projeto e a fotografia analógica:

"- é um projeto fotográfico apenas analógico?
- Não, qualquer um pode participar. A grande maioria dos fotógrafos do Bob são lomógrafos porque a comunidade lomográfica está cheia de fotógrafos buscando novas fotos e diversão. (...) O espírito da fotografia esta muito próximo do coração do que se trata o Bob. Uma maquina analógica é como uma caixa mágica, você nunca sabe o que esperar dela: duplas exposições, light leaks, muitas surpresas. É como o Bob, colocamos ele num envelope morrom e ele vai embora. Nunca sabemos o que vamos receber em troca."
Ouvindo isso, como não se apaixonar pelo projeto e querer participar?

 Veja um mapa de onde o Bob esta (ou já foi), e perceba que o Brasil tem poucos participantes, vamos lá gente, vamos levar o Bob pra conhecer o Brasil!


Bob dando uma passada no Vida Analógica
Para que ficou curioso vale passar no blog deles haveyouseenbobsblog (pouco atualizado na verdade), ou o grupo no Facebook (bem mais movimentado). Por sinal ta rolando até uma competição no site da Lomography com o Bob (termina em sete dias hein). Ah, e o e-mail é tinlizard@hotmail.co.uk

Segue algumas das fotos que mais gosto do nosso amigo Bob ao redor do mundo:

Essa é minha =D
esqueci o autor

Esquei o autor

por Jorge Sato

Por Mabbom

Por Natalieerachel

Por Toby Mason

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...