Pages

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

1 câmera, 2,3,4,8 e 9 lentes!!


Sim, hoje vamos falar sobre as multilentes, também chamadas de Action Sampler. 

Action = ação ; Sampler = amostra ; uma amostra da ação. Uma proposta simples e que muitas vezes é o primeiro passo de muitas pessoas na fotografia analógica (tipo eu!), ou pelo menos na lomografia. O triste é que depois que você vai se viciando em fotografia, comprando outras câmeras, fazendo outros experimentos e acaba encostando as bichinhas (tipo eu). Vou lembrá-los das maravilhas que só a action sampler faz por você.

As action samplers levam a liberdade do point-and-shoot ao extremo. Tirar a foto sem pensar muito, sem escolher o foco, sem escolher o enquadramento. Justo por isso é um bom jeito de entrar na fotografia experimental, sendo um exercício ao desapego às regras básicas da fotografia.

Uma coisa muito lógica e que torna as fotos dessas câmeras mais atrativas é o movimento. Elas são companheiras perfeitas para praia, campo, piscina ou qualquer coisa com os amigos ou no muita gente se mexendo. Experimente acompanhar um amigo que vai fazer alguma coisa inusitada (ou desafie-o  a fazê-lo), vá fotografando e no fim tenha uma mini-história como essa:





O incrível é que se você fotografar algo que esta parado, se você não estiver se mexendo, ainda assim, as fotos podem ser surpreendentes, dando diferentes ângulos da mesma cena, ou criando um caleidoscópios de texturas únicas.

uma amostra de ação

Diferentes enquadramentos na mesma foto

Movimento...

... e mais movimento.

Lembra o que eu disse sobre o caleidoscópio?

e sobre textura?
O grande lance é deixar se surpreender. Essas câmeras são pequenas, leves e fáceis. O único porém é a falta do flash na maioria delas, o que exige um bocado de luz natural ou um filme de ASA bem alto. Mas não deixe que isso te impeça de tirar sua Action Sampler da gaveta e dar um passeio. Ou até de comprar outras, cada uma tem suas características que fazem a diferença na hora do click. Aproveite o verão, as férias e faça um agrado à ela.



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...