Pages

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Kodak pede concordata

Financiamento de US$ 950 milhões não é suficiente para recuperação de longo prazo

A centenária Eastman Kodak apresentou um pedido recuperação judicial nesta quinta-feira, para o Tribunal de Nova York, com o objetivo de reestruturar seus negócios que perderam espaço com a chegada de câmeras digitais no mercado.



A empresa, que inventou as câmeras de mão e ajudou o mundo a registrar as primeiras imagens da Lua, resistiu até o momento no setor de eletrônicos mas julgou que precisa de um apoio externo e divulgou um comunicado em seu próprio site, dizendo que “a companhia e suas subsidiárias nos EUA entram com pedido voluntário de 'proteção' ao Capítulo 11 da Lei de Falências dos Estados Unidos”.

Segundo "The Wall Street Journal", a empresa também contratou Dominic Di Napoli, vice-presidente do conselho da FTI Consulting Inc., para ser o diretor de reestruturação e ajudar a comandar a empresa durante o processo de reestruturação supervisionada. Além da FTI, estão prestando consultoria à Kodak a firma de advocacia Sullivan & Cromwell e o banco de investimento Lazard Ltd.

A Kodak recorreu à concordata depois de não conseguir levantar recursos para a sua recuperação financeira de longo prazo. Com o pedido, a empresa pretende reforçar a liquidez, valorizar a propriedade intelectual, resolver a atual situação de passivos e se concentrar nos ramos de negócios mais competitivos.

A empresa espera ter completado sua reestruturação nos EUA até o ano de 2013.

"Toda a equipe administrativa acredita, por unanimidade, que este é um passo necessário para o futuro da Kodak", disse o presidente e diretor executivo, o espanhol Antonio M. Perez.

A pioneira do setor de fotografia, com mais de 130 anos, afirma que obteve US$ 950 milhões em uma linha de crédito de 18 meses do Citigroup e que continuará a operar.

O financiamento e a proteção contra falência pode dar a Kodak o tempo necessário para encontrar compradores para algumas de suas 1.100 patentes digitais e remodelar seus negócios, garantindo o salário de seus 19 mil funcionários.

Fonte: oGlobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...