Pages

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Fotógrafos - Berenice Abbott e Eugène Atget


O primeiro post sobre Fotógrafos de 2012 é duplo. Vai lendo que você vai entender.
 
Primeiro vamos falar sobre Berenice Abbott. Nascida em 1898 em Springfield (!), aos 23 anos mudou-se para a Europa para estudar escultura em Paris e Berlin. Dois anos depois começaria a trabalhar com fotografia, sendo assistente no quarto escuro de um laboratório. Apaixonou-se. Em pouco tempo estava com seu próprio estúdio e tinha entre seus clientes pessoas do mundo artístico como Jean Cocteau e James Joyce.

Em 1925 Abbott foi apresentada por seu mentor, Man Ray, as fotos de Eugène Atget.

Eugène foi um fotógrafo francês nascido em 1857, mas só entrou no mundo da fotografia aos 40 anos (!). Depois de uma carreira mal sucedida de ator, começou a ter aulas de pintura, onde desenvolveu seu olhar apurado que viria a marcar fortemente seu estilo. O grande trunfo de Atget foi parar de fotografar gente pra olhar a cidade. Conhecia cada canto de sua Paris, fotografava a cidade vazia, mostrava as linhas da cidade. Inaugurou assim a fotografia urbana, desviando o olhar dos tão batidos retratos.
 

É, de vez em quando Eugène capturava gente nas suas lentes também
 
Atget não foi reconhecido em vida. Apesar de passar quase 30 anos andando com 15 quilos de material pela cidade, vendendo seus retratos de Paris feitas em chapas de 18x24, acabou vendendo suas fotos por centavos. Até que Berenice Abbott resolveu reunir as centenas de negativos e chapas e tudo mais de Eugène e montou uma exposição, foi também publicado um livro com suas imagens.


Em 1929 Berenice volta à America e se encanta com Nova York, sua arquitetura, suas curvas, sua vida. Passa a morar por lá e fotografar a cidade. Fotografou um tempo por conta própria, tendo que dar aulas para pagar esse trabalho, até que o governo federal  a chamou para num projeto chamado “Changing New York" retratar a cidade em sua verve. Mais que retratos da cidade, mais que registros para o governo, Abbott fazia um estudo sociológico sobre Nova York com a ajuda da estética fotográfica. Fazia belos planos de ruas urbanizadas, bem estruturadas, mas quando algo a desagradava fazia questão de procurar a melhor composição para denunciar tal situação.

James Joyce por Berenice
Nova York
 
estação de Pensilvania.
Berenice e Eugène fotografavam a cidade, percebiam a vida, as histórias que surgiam ali em meio ao concreto. Suas fotos, além de lindos registros, são documentos da cidade. Para além dessa similaridade, ambos usavam câmeras de grande formato.

Faz o seguinte, quando for dar uma andada por sua cidade, leva tua câmera e começa a reparar mais nos prédios, nas diferenças das calçadas, dos altos edifícios, as pessoas que ali circundam, o tiozinho que fica sempre ali vendendo alguma coisa. Além de um exercício para o olhar, uma ótima maneira de homenagear Berenice e Eugène.

Um comentário:

  1. Que felicidade achar esse blog! Sou de maceió, achei quando buscava laboratorios para revelar os filmes da minha Robot. o blog tem twitter, facebook? Se sim, por favor, me sigam para que eu possa fazer o mesmo @pedro_trindade facebook.com/pedrotrinds Muito bacana mesmo o blog! Conheço poucas pessoas que se interessam por fotografia analogica em maceió! Parabéns =D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...