Pages

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia Mundial da Fotografia

Louis Daguerre
Você sabe por que 19 de Agosto é o dia mundial da fotografia?

Porque foi nesse dia, no ano de 1839 que Governo Francês reconheceu e declarou como de domínio público o processo que o pintor Lois Jacques Mandé Daguerre havia criado em 1837: O Daguerreótipo.

Método do Daguerreótipo

Uma lâmina de prata é sensibilizada com vapor de iodo, formando iodeto de prata sobre a lâmina.

Expondo essa lâmina por cerca de 20 a 30 minutos na câmara escura, os cristais de iodeto de prata atingidos pela luz se transformam em prata metálica, de forma a gerar uma imagem latente (onde as regiões da lâmina mais atingidas pela luz formam mais prata metálica e as regiões pouco iluminadas quase não a formam), que pode ser revelada pelo vapor de mercúrio.

O mercúrio reage com o iodeto de prata afetado pela luz, formando uma liga brilhante nas áreas mais claras da imagem. De forma semelhante à reação da exposição do iodeto de prata, o mercúrio reagirá de forma mais intensa nas regiões da lâmina que tiverem sido mais atingidas pela luz, pois é onde se concentra a prata metálica.

Para fixação da imagem na lâmina, utiliza-se solução de hipossulfito de sódio, que solubiliza o iodeto que não reagiu e, após sua aplicação, a lâmina é lavada em água corrente.

O resultado é um positivo ricamente detalhado, em baixo relevo com infinitas tonalidades de cinza, e sua superfície é tão delicada que tem de ser protegida com um cristal e hermeticamente fechada, evitando o contato com o ar.

Imagens feitas por Louis Daguerre usando sua criação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...