Pages

domingo, 28 de agosto de 2011

Loooooooooooooooonga exposição

Ultimamente andei fazendo alguns experimentos com longa exposição, todos saíram BEM meia-boca, ainda estou achando a melhor forma de usar minha fisheye para esse intuito. Daí me deparei com uma foto na net feita com 34 meses de exposição (vou digitar de novo só pra vocês não pensarem que foi erro de digitação: 34 MESES!).


Pesquisei um pouco mais sobre ela e descobri que foi feita por um artista chamado Michael Wesely em Nova York. Ainda não entendi como o filme não foi queimado com a luz de 34 meses. Vivendo e aprendendo. Se alguém souber mais alguma coisa sobre esta fotografia, por favor, comenta que eu quero saber.

Bem, para quem quer se aventurar nas longas exposições, o básico de equipamento que você deve ter é uma câmera com a opção Bulb (geralmente indicado por um B), ele permite que você controle o tempo de exposição, mantendo o obturador aberto pelo tempo que o disparador estiver pressionado. Isso nos leva a outro equipamento fundamental: um cabo disparador. Claro que você pode usar seu dedo para tanto, mas por mais tranqüilo e imóvel que você acha que está, você vai tremer e possivelmente estragar tudo. Outro item é um bom tripé, que vai manter a câmera firme pelo tempo da exposição. Talvez por não ter nem o cabo nem o tripé minhas experiências ainda não deram certo.

A longa exposição permite experimentos incríveis. Para se ter uma idéia achei no blog Aiso600 ótimos exemplos de Light Painting, que como o próprio nome sugere é pintar com luz. Enquanto o obturador fica aberto, você usa uma lanterna ou um apontador laser para “desenhar”.


Você pode ainda ir para alguma praia mais deserta ou para o meio do mato e conseguir estas fotografias de tirar o fôlego.

 

Fontes: Gizmondo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...