Pages

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Filme super-vencido

Estava procurando filmes expirados para comprar quando lembrei de um artigo super interessante. Recortei um pouco dele, mas você lê na íntegra aqui:

Se você não conhece o filme Super-XX 120 ASA 100, não se sinta mal. A maioria deles já expirou há pelo menos 60 anos. Mas o fotógrafo americano Chuck Miller aceitou o desafio e saiu para fotografar com um destes, fechado na caixa original e com data de vencimento estipulada em maio de 1959. Mais velho do que a imensa maioria das primeiras câmeras de uma lente só que chegaram ao mercado.

Antes de sair fotografando, ele conversou com Charles Lang, especialista em filmes antigos Kodak. Surpreso em saber que ainda existiam filmes desta linha preservados, o expert deu as indicações do procedimento que Chuck deveria seguir para conseguir aproveitar ao máximo as propriedades do filme já expirado.

"Qualquer material de filme, fatalmente, é exposto a radiação do ambiente com o passar dos anos. Por isso, o nível de 'névoa' nas fotos será bem alto", explicou Lang. "A proteção de papel que envolve o filme não foi desenvolvida para bloquear a entrada de luz por cinquenta anos, então ficará bem enevoádo na beirada das fotos. Quando for usá-lo na câmera, eu sugiro que você fotografe usando a metade da velocidade que usaria normalmente."

Abaixo algumas fotos do experimento, que foi feito usando uma câmera Rolleiflex Automat MX TLR.





Fonte: Trip.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...