Pages

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Fotógrafos: Araquém Alcântara



Vocês já devem ter ouvido muito falar do tamanho do Brasil. O quanto nosso país é extenso, híbrido, cheio de diversidades, heterogêneo e por ai vai. Mas como faz pra registrar algo desse tamanho, imagens de toda essa diversidade? Uma equipe de vários fotógrafos? Não não, só um mesmo, Araquém Alcântara.
Nascido em 1951, Araquém queria ser jornalista, em 1970 até começou o curso na Faculdade de Comunicação de Santos. Até que numa sessão de cinema se deparou com as imagens do japonês Kaneto Shindô: A ilha Nua. De lá ele saiu tão extasiado com as imagens, com a fotografia do filme, que no outro dia pegou uma Yashica emprestada e resolveu tirar umas fotos.
Saiu de noite com a câmera na mão, nervoso, inexperiente. Num bar do porto, desengonçado, sem saber o que fazer, o que fotografar, saiu de lá sem tirar uma foto. Mais tarde, no ponto de ônibus,  quando uma moça da vida passa por ele e diz:

- Quer fotografar é? Fotografa aqui! – e mostrou o sexo.

Foi sua primeira foto.

Desde então foram 16 livros, 3 prêmios internacionais, 32 nacionais, 56 exposições individuais e muitas e muitas viagens para os mais longínquos cantos do Brasil. Fotografou a Amazônia, Pantanal, sertões, 1987 e 1998, o fotógrafo percorreu todos os parques nacionais brasileiros. Entre uma viagem e outra, realizou workshops e É o primeiro fotógrafo brasileiro a produzir um trabalho inédito para a National Geographic, a edição especial de colecionador "Bichos do Brasil".

Abaixo uma entrevista dada à MIT TV, onde Araquém fala sobre a profissão, o apelido de Colecionador de Mundos, e como a fotografia mudou seu olhar de mundo.



No site oficial dele tem uma biografia completa, uma série de histórias que ele acumulou juntos com as fotos que fez. Nesse link você confere um podcast com o fotógrafo para a Trip FM. E como não podia faltar, uma pequena seleção do acervo de Araquém Alcântara:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...