Pages

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Smena 8M

No mês passado dividi com vocês a minha alegria de ter ganhado um Smena 8M da minha namorada. Tirei algumas fotos dela, da linda capinha original que venho junto e prometi um review da danada. Bem, aqui esta.

A Smena 8M não é uma câmera fácil. A bicha é durona, grossa, robusta, mas também o que esperar de uma soviética? Nascida em 1970 e produzida até meados de 95. Sua família começou a ser produzida em 35(!), mas os modelos 35mm só começaram a surgir em 54, com a Smena 1. Toda a cronologia das Smena você pode encontrar aqui (link), foram 26 modelos ao todo.

Mas vamos falar da 8M. Foi produzida pela LOMO - Leningrad Optical-Mechanical Union (ou Ленинградское Oптико-Mеханическое Oбъединение – fala aê bonzão!) com a intenção de ser uma câmera altamente acessível, barata. A abertura de sua lente vai de f/4 a f/16 e a velocidade vai de 1/15-1/250 e o bulb (B). O foco vai de 1 metro a 8 metros ou infinito. Para ser mais acessível, tornando tudo mais fácil pra qualquer um, todas esses ajustem tem símbolos.
 
“Mas iaê cara, como é fotografar com ela?” É trabalhosamente legal. Fazer todos os ajustes antes das fotos é fácil e com o tempo vai ficando intuitivo. Uma coisa que atrapalha um tanto é ter que de se lembrar de antes de bater a foto armar a câmera. É, antes de apertar o disparador você tem que baixar uma alavanca para ai sim tirar a foto.

Uma coisa que me entristeceu um pouco foi que o flash não é sincronizado pela zapata (o hotshoe), para usar um flash existem duas maneiras: 1 – você compra um flash que tenha um cabo sincronizador, ou 2 – fotografava usando o bulb e usa o flash (gambiarra internetica). Essa impossibilidade do flash doeu, gosto muito de fotografar de noite, na mesa do bar ou em festas com os amigos.

Usei dois filmes até agora, um Kodak Professional 100 e um Lomography Redscale. Com o Kodak fiz fotos de noite, ambiente fechado e usei aquela técnica que falei acima (bulb + flash). Com o Redscale fiz fotos diurnas, usei e abusei das duplas.
O único grande problema que não sei na verdade se é coisa exclusiva da minha Smena ou se é comum, é na hora de rebobinar. Simplesmente é impossível rebobinar da forma normal, não consegui, o botão de trava e fico com medo de rasgar o filme. Daí o jeito é ir para o escuro total e abrir a maquina, fazendo tudo manualmente. De resto gostei muito dos resultados e achei a câmera bastante versátil.

Fotos com o kodak 100





Fotos com o redscale:





 Aproveitei pra testar um mito: O viewfinder da Smena não presta pra nada. Bem, verdade que ele é bem estranho jogado ali à esquerda do fotógrafo. Bem, coloquei um amigo de braços abertos, enquandrei, cada braço em uma extremidade do visor. O resultado foi o seguinte:

Então, gostou da Smena? Tem uma? Comenta aqui suas experiências com ela.

4 comentários:

  1. Opa Tuku! As fotos estão lindas... não sou muito fã da Smena, mas os resultados me fizeram repensar... :-)

    ResponderExcluir
  2. Acabei de comprar a minha, vou tentar usar com o flash da Diana. Aparentemente vai funcionar, só apertar o botão do flash e o da câmera ao mesmo tempo. Dúvida: O foco dela é na lente, tem os desenhos para guiar e tal, mas e aquele anel preto pequeno em volta da lente, serve para que? Você mexeu nele para fazer as fotos?

    ResponderExcluir
  3. Uma dica na hora de rebobinar sua smena é segurar o botão o tempo todo, como mostra neste vídeo muito mal feito: http://www.youtube.com/watch?v=f1rw9cNkUEI
    Ao menos na minha, funcionou! Teste na sua depois =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...