Pages

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Scanner, Economia e Liberdade

A fotografia é analógica, mas o mundo é informatizado. Os álbuns de fotografia, agora, estão no Facebook e com tantas redes sociais disponíveis é natural que as nossas fotos analógicas se apoiem no suporte digital.

O modo mais simples e barato de colocar suas fotos na rede é digitalizar cada imagem, fazer um pequeno tratamento e publicar. No entanto, as fotos não costumam ficar tão boas quanto no papel. Como solução existe no mercado o serviço de digitalização de negativos. Com um scanner especial, se digitaliza o negativo fotográfico, o transforma em positivo e se tem a foto. Há ainda quem prefira ter seu próprio scanner de negativos em casa. É o caso do fotógrafo carioca (não por profissão mas por talento) Mabbom Santos

Eu não conheço ninguém que "up" mais fotos que Mabbom. Em sua página no site da Lomography há quase 3000 fotos que ele fez com suas 19 máquinas analógicas. Em média são 3 ou 4 rolos que Mabbom usa durante a semana. Pagando em média R$ 10,00 por rolo aos laboratórios, em pouco tempo o investimento valeu a pena.

Layout do programa do scanner HP G4050
Vida Analógica: Qual scanner você usa?

Mabbon Santos: Eu uso o HP ScanJet G4050.

Porque você escolheu esse modelo?

Escolhi esse scanner depois de ver alguns análises na internet, e principalmente por ser fácil de encontrá-lo em lojas que vendem produtos de informática.

Quais as suas qualidades e seus defeitos?

A principal qualidade, é poder fazer as sua digitalizações em casa, sem depender dos laboratórios da vida. Sofri bastante com laboratórios, pois todos faziam um trabalho bem porco, corrigindo as cores dos negativos, "cropando" onde não deveriam. Fora a qualidade sempre baixa das imagens. Gosto bastante dele também, porque consegue fazer digitalização dos 3 formatos. Como uso bastante 120mm, é uma mão na roda.

Tem algumas coisas que não gosto, como por exemplo, o tamanho dele. Ele não cabe em qualquer lugar, por isso deixo guardado no armário, e toda vez que preciso usar, tenho que pegar e montar tudo pra scannear algo. A mesa fica sempre uma bagunça, e dependendo da quantidade de filmes que tenho pra digitalizar, fica bagunçada pelo menos por uns 3 dias. 

Outra coisa que não gosto, é que parece que ele atrai muita poeira. Sempre tenho que limpá-lo antes de usar, já ouvi de pessoas que também usam esse modelo, que a poeira entrou na parte interna e que pra limpar, só abrindo.

Que comparações você faz entre as digitalizações em laboratórios e a caseira?

A principal comparação é em relação aos sprockets, se você gosta deles, precisa ter um scanner de mesa desses, pois os laboratórios não fazem. Outra coisa é em relação aos “crops”, a maioria dos scanners de laboratório são completamente automáticos, ou seja, se ele não reconhecer o formato do frame, vai cortar as suas fotos. Isso acontece com as fotos feitas em câmeras que usam 2 frames para panorâmico, 120mm montado, duplas exposições e etc.

Outra coisa, e a principal, é em relação a resolução das suas imagens. Você pode fazer sempre na resolução máxima, caso queira fazer ampliações. Na maioria dos laboratórios, para digitalizar em uma resolução alta, teria que deixar uma boa quantidade de dinheiro pra isso, assim fica limitado somente ao 10x15 tradicional.

Que software você utiliza para fazer os ajustes?

O software da HP mesmo, que vem com o scanner, funciona tanto no MAC quanto no Windows, dizem que os ajustes dele no Windows são melhores, mas nem quero saber.

Eu simplesmente seleciono os frames que quero scannear e pronto, não precisa fazer muitos ajustes. Isso tanto para negativos quanto para slides. Utilizo sempre resolução alta (1200 dpi), pois no dia que quiser fazer uma ampliação, não precisarei procurar o negativo e scanear novamente em alta. Depois eu abro as fotos no Lightroom, pois sempre seleciono além do frame, aí preciso fazer um “crop” pra ajustar a imagem. Quando a foto está subexposta, tento acertar no próprio Lightroom, esse seria o único ajuste que faço.

Veja abaixo algumas fotos de Mabbom digitalizadas em um HP G4050






2 comentários:

  1. Quais os tipos de Scanners que fazem a digitalização dos negativos? é qualquer um ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...